Detesto quando alguém, qualquer pessoas, que geralmente não têm sardas fala: "que bunitinha, são um charme suas sardas". Isso me irrita, não que as manchinhasme incomodem, mas quem fala isso nunca as tem!!!!!As sardas são pequenas manchas puntiformes (aparecem em pontos) onde há o aumento da quantidade de melanina(pigmento que dá cor a pele). "Elas são um charme, mas é preciso ficar atento aos cuidados com a pele, principalmente durante o verão", é o que afirma a dermatologista Cristina Mansur.
Existe uma tendência familiar a desenvolver sardas(herança de minha mamis). Elas surgem principalmente nas pessoas de pele clara e ruivas. Geralmente nos locais da pele mais atingidos por queimaduras solares, como rosto, ombros e colo.
As sardas escurecem durante o verão e quase desaparecem no inverno, quando não há exposição ao Sol. Eu quase não percebo elas escurecerem, mas minha mãe não perde a oportunidade de falar que elas, as sardas, estão escuras e são muitas(como se eu não percebesse isso todos os dias no espelho).
Não há risco de evolução das sardas para melanoma (câncer de pele). No entanto, como o surgimento das sardas é mais freqüente em pessoas que têm menos proteção natural contra os raios solares(eu)é legal não descuidar caso apareçam manchas suspeitas(minha mãe é neurótica com isso,gasta uma nota com dermatologista. As pessoas que têm sardas precisam proteger-se mais quando se expõem ao Sol, pois estão mais sujeitas a queimaduras, afinal, fico como um "camarãozinho" se não passo protetor e visito a praia.
Obs.:Não vou colocar foto neste post, amo minhas sardas...mas não tenho nenhuma foto em que elas estejam chamando atenção.